29 de abril de 2010

Dia Mundial da Dança A Dança é a Arquitetura dos movimentos humanos. Do mesmo modo que o arquiteto utiliza elementos técnicos para criar uma construção num lugar especial, o coreógrafo utiliza formas imateriais para, a partir do corpo humano, criar uma impressão no espaço e no tempo. O arquiteto possui duas dimensões: ele é “engenheiro” e artista ao mesmo tempo. Enquanto engenheiro pensa racionalmente (em contraste com o escultor, que também cria obras num local específico), e o seu trabalho tem que ter um valor utilitário. As suas construções são baseadas na compreensão do comportamento dos materiais e, por isso, ele é um técnico. Mas também é artista porque procura obter um resultado esteticamente agradável. O coreógrafo, como arquiteto do movimento humano, é, antes de mais nada, um técnico. Ele deve estudar e conhecer as possibilidades do corpo (anatomia, psicologia, patologia) e testar os seus limites. O seu conhecimento é baseado na experiência, uma vez que ele partilha o esforço e o sofrimento do corpo no estúdio, tanto quanto um bom arquiteto investe em anos de trabalho nos andaimes dos edifícios em construção. E, naturalmente, ele deve deleitar o espectador e/ou incitá-lo à reflexão. Formar um coreógrafo exige um longo período de treino prático na dança e no ensino da dança e um estudo intenso (pesquisa, leitura e análise) para acumular a necessária bagagem teórica. Como se poderá, então, explicar o seguinte (grande) paradoxo? Considerando que existem escolas superiores para arquitetos em todos os países, porque não existem instituições equivalentes para formar coreógrafos e professores de dança? Podem-se contar pelos dedos das mãos os países onde os jovens podem continuar seus estudos – simultaneamente práticos e teóricos – para além dos 18 anos. E mesmo assim as que existem, são carentes em recursos humanos competentes e bons equipamentos, recebendo pouco apoio e possuindo parcas fontes de rendimento. Uma das linhas de ação do Conselho Internacional de Dança (CID) é persuadir os governos a criar departamentos de dança de alto nível nas universidades. Prof. Alkis Raftis Presidente do Conselho Internacional de Dança CID

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